segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Tempo e a Alma, de Jacob Needleman

Estar sem tempo, dar um tempo, precisar de um tempo... Afinal, a quais tempos nos referimos? Qual o tempo que norteia e permeia a nossa existência? O tempo de outrora parecia mais dilatado, decantado, propício para que a alma se apurasse sem ter que abdicar de sua própria natureza.
Como tocamos nosso ser essencial hoje, quando volta e meia dizemos que não temos tempo nem para nós, por estarmos atarefados com aqueles objetivos ou tarefas que nos pré-determinamos ou que outrem nos impõe, ou pior, que nós mesmos nos obrigamos a aceitar?
Todas essas questões são contempladas nesse belíssimo livro de Jacob Needleman, O Tempo e a Alma, que desdobra o tema revelando antigos modos de fazer com que o tempo seja vivenciado pela alma; as “ciladas” da memória; como não fugir do presente usando para isso a obsessão com o futuro; maneiras de vivenciar a preciosidade do tempo como um êxtase do agora e outras abordagens instigantes sobre o assunto.

Jacob Needleman é professor de Filosofia e Religião Comparada da Universidade Estadual de San Francisco, na Califórnia, EUA. Autor, entre outros, dos livros O Coração da Filosofia e O Dinheiro e o Significado da Vida.

[Livro NOVO. Nunca manuseado. 155 pp. Ediouro. 1999. R$ 10 . Para comprar, clique aqui. Para encontrar outros livros do nosso acervo: Lúmen Lemniscata.
]


0 comentários:

 
design by Raoni Felix e logo by FmaisG