sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O Mercador de Café, de David Liss

O romance de David Liss faz com que o leitor mergulhe, já no primeiro capítulo, na atmosfera da Amsterdã do século XVII. O ano é 1659 e a cidade é o principal centro financeiro e comercial do mundo e centro pujante das trocas, do comércio e da primeira Bolsa de Valores do mundo. O personagem protagonista – Miguel Lienzo – um judeu português fugido da Inquisição, é um brilhante negociante do açúcar, que, por uma reviravolta no mercado, perde tudo. Lienzo decide apostar num novo e exótico produto, o café, e sua estratégia de conquistar o novo mercado acaba por confrontar fortes interesses de poderosos grupos de comerciantes judeus. A história se desenvolve no rarefeito ambiente de trapaças, traições, jogos e perfídia dos opositores de Lienzo e ele perceberá que eles são capazes de tudo por lucro e dinheiro.

David Liss é escritor americano e ganhou o Prêmio Edgar Allan Poe com a obra A Conspiração de Papel, de 2000, seu romance de estreia. Bacharelou-se em Artes, pela Universidade de Syracuse, fez mestrado na Universidade do Estado da Georgia e licenciou-se em Filosofia e Literatura Inglesa na Universidade de Columbia. O autor é judeu e vegan. Atualmente, dedica-se à escrita e mora em San Antonio, EUA.

[Livro NOVO. Nunca manuseado. Record, 2004, 384 pp. Nas livrarias: R$ 48. Por R$ 25. Para comprar, clique aqui. Para conferir outros títulos do nosso sebo: Lúmen Lemniscata.]

0 comentários:

 
design by Raoni Felix e logo by FmaisG