terça-feira, 27 de outubro de 2009

O Mestre das Iluminuras, de Brenda Rickman Vantrease (vendido)


Narrativa que mistura ficção e realidade, o romance de estreia de Brenda Rickman Vantrease se passa na Inglaterra feudal, no séc. XIV, dizimada pelas guerras e pela peste, em que o povo via-se oprimido tanto pelo rei quanto pela instituição da Igreja (o clero), por causa dos extorsivos impostos, dízimos e subjugados pela ideia de pecado/salvação. A obra mistura elementos como traição, arte, amor e, claro, religião. Com o monopólio absoluto do clero, ao povo não era dado o direito sequer de ter acesso à Biblia. Uma vez que era proibido verter o livro sagrado para o inglês. Só se podia lê-lo em francês normando ou latim, portanto, só acessível ao clero e à nobreza. Até que John Wycliffe, professor de Oxford e teólogo, resolve se insurgir contra essa situação e verter a Bíblia para o inglês, considerada a língua plebeia. Finn, personagem fictício, é o mestre versado em iluminuras, que assumirá a incumbência de adornar a Bíblia em inglês, trabalhando secretamente para Wycliffe, enquanto oficialmente presta serviços à Igreja. Outro segredo perpassa a vida do Mestre de Iluminuras, quando se envolve com a viúva Lady Kathryn.

A escritora americana Brenda Rickman é uma bibliotecária aposentada e ex-professora de inglês. Doutorada em inglês pela Middle Tennessee State University.

[Livro Novo. Nunca manuseado. Ed.. Sextante, 2006, 422 pp. Nas livrarias: R$ 39,90 – Por R$ 18. Para conferir outros livros do nosso acervo: Lúmen Lemniscata].


0 comentários:

 
design by Raoni Felix e logo by FmaisG