É uma questão de proporção, de escala. E, na imensa maioria das vezes, nem nos damos conta disso. O nosso planeta é um ponto de poeira imerso num universo com bilhões de galáxias.
Mas como a humanidade, no decorrer de sua história, interpretou os fenômenos cósmicos relativos ao início e ao fim desse ponto de poeira, o 'mundo'? Como as diversas culturas conceberam o mistério do começo e o terror do fim? E como os cientistas, no afã de suas descobertas, definiram esse começo e esse fim? Essas são as questões abordadas de forma brilhante por Marcelo Gleiser, astrofísico brasileiro que reside nos EUA, no livro O Fim da Terra e do Céu. O autor lança mão de recursos pedagógicos a fim de deixar claro conceitos complexos, e mostra como essa ideia inspira não só religião e ciência como cinema, arte e literatura. A obra é ilustrada.
[Livro NOVO. Nunca manuseado. Editora Cia. das Letras, 2001, 368 pp. Nas livrarias: R$ 58,50. Na Lúmen: R$ 24. Para comprar clique: aqui. Para conhecer outros livros de nosso acervo: Lúmen Lemniscata.]
0 comentários:
Postar um comentário